Gaia, 19 e 20 de Março de 2011.
Para os 16 caminheiros e 3 dirigentes do clã 18 do agr.184 de Joane do CNE, a "Caminhada" começou bem cedo no sábado de 19 de Março. O rumo era "Parque Biológico" de Avintes, Gaia.
Com as mochilas às costas e a alegria na alma, eram 7h20 quando na paragem do "Central" se apanhou o autocarro para V. N. de Famalicão. O comboio para o Porto partia às 8h27. Como a pernoita ia ser na Pousada da Juventude do Porto, em S. Bento apanhou-se o autocarro "500" com destino à foz do rio Douro. Deixando na pousada o maior peso das mochilas, carregando apenas o farnel, foi tempo de caminhar um total de mais de 5 km junto à margem do rio Douro e atravessar a Ponte D. Luís em direcção às caves do vinho do Porto de Gaia, onde se visitou as caves do Porto Croft, sem antes haver o aperitivo de passear pelo rio Douro no Cruzeiro das Seis Pontes. Depois do almoço volante, foi feito mais um raid até à paragem do autocarro que nos levaria ao Parque Biológico de Avintes, o principal motivo da realização desta Caminhada. E não se deu o tempo por mal entregue tal é a beleza e o respirar de ar puro neste parque biológico, repete-se, lindíssimo e muito recomendável. Talvez fosse preciso mais tempo para percorrer os 3 km de extensão, mas mesmo assim com pé ligeiro, foi possível apreciar tudo e apanhar o autocarro que às 18h00 levou os caminheiros de Joane novamente para Gaia. De metro até S. Bento e novamente no autocarro "500", foi assim o regresso à Pousada da Juventude onde se jantou. Perto da pousada e junto ao rio Douro foi feito um momento de reflexão e preparação da eucaristia do dia seguinte e foram feitas as orações da noite. De volta à pousada, houve ainda tempo para as duas tribos fazerem o jogo da "construção do Boneco" com a finalidade de valorizarem o trabalho de grupo e todo o clã confraternizar e recarregar as baterias para o dia seguinte.
Na manhã do domingo, dia 20 de Março com o facto de só se poder tomar o pequeno-almoço a partir das 8h30, foi um corridinho para se conseguir cumprir o horário previamente estabelecido: 9h00 - eucaristia na capela da Nª Srª da Ajuda; pegar nas trouxas e apanhar o autocarro "500" para na estação de S. Bento apanhar o comboio das 10h45. Apesar da necessidade de todos os caminheiros andarem "a toque de caixa" dos dirigentes, lá se conseguiu chegar a V.N. de Famalicão às 11h30 e a Joane por volta das 12h00.

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial