O agrupamento 184 do CNE de Joane, dando continuidade às comemorações do seu cinquentenário, realizou no Domingo, dia 18 de Outubro uma cerimónia solene e um festival de fanfarras.
O dia das comemorações começou bem cedo com a Romagem ao cemitério, recordando os escuteiros já falecidos, em especial o 1º chefe de agrupamento, chefe Lázaro Salgado (irmão do padre Benjamim Salgado) que faleceu este ano, em que o agrupamento colocou no seu jazigo uma lápide em granito para perpetuar a homenagem.
Às 10h00 decorreu a Cerimónia Solene na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado com entrega de lembranças aos presentes, incluindo fundadores e antigos escuteiros do Agrupamento.
Na presença de várias individualidades do poder local; Chefia regional e de núcleo; Igreja e antigos escuteiros, incluindo os seus fundadores, o Chefe de Agrupamento, Miguel Coelho em nome do Agrupamento fez a sua intervenção focalizada na história do Agrupamento. Lembrou os eventos que o Agrupamento realizou este ano e os que ainda vão realizar. Recordou a fundação em 1959 e entregou louvores aos seus fundadores, Padre Manuel de Sousa e Silva, António Cardoso e Bento Lopes Fernandes. Por ter prestado relevantes serviços ao C.N.E. nomeadamente ao Agrupamento, foi atribuída a distinção de Dirigente Honorário ao Chefe Américo Marques Rafael que foi o Chefe de Agrupamento de 1972 a 2003. “Continuando com a história, que não seria possível sem a participação de todos os que passaram pelo Agrupamento, e utilizando a máxima de "escuteiro uma vez, escuteiro toda a vida ",” Miguel Coelho definiu o que o que é ser escuteiro e homenageou os antigos escuteiros que passaram ao longo dos 50 anos pelo Agrupamento com a entrega de lembranças. Da mesma forma se passou com os associados que compõem o agrupamento em que Miguel Coelho recordou que “o nosso Agrupamento, actualmente conta com cerca de 140 elementos. Somos actualmente o maior Agrupamento do Núcleo de Famalicão e um dos maiores da Região de Braga. Muito obrigado pela vossa participação activa para que como B.P. o disse na sua Última Mensagem: «O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Pro­curai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes…»”.
Nos agradecimentos à presença de várias entidades, incluindo o Dr. Ricardo Mendes representando o município em substituição do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e o Presidente da Junta de Joane Dr. Sá Machado, o Agrupamento aproveitou para fazer 2 pedidos: “o primeiro, só para lembrar o nosso pedido de cedência futura da Escola primária da Avenida que irá ficar desocupada com a construção do novo Centro Escolar. O 2º pedido, é no sentido de nos apoiarem na edição de um livro com a história dos 50 anos do Agrupamento após o encerramento deste meio século” apelou o Chefe de Agrupamento.
Nesta cerimónia solene também estiveram presentes o Chefe Regional de Braga, Ivo Faria; e o Chefe de Núcleo de Famalicão, Valdemar Magalhães.

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial