Em Joane, o escutismo esteve em festa no passado Domingo dia 22, onde se realizou as comemorações dos 152 anos do nascimento do fundador do escutismo, Baden Powell (B.P.), sendo também comemorado o dia da Patrulha Pica no novo modelo de organização do Núcleo de Famalicão do Corpo Nacional de Escutas (C.N.E.), que foi dividido em quatro patrulhas e tem como objectivo que exista partilha entre os Agrupamentos e levar o Sistema de Patrulhas a todos os Agrupamentos.
O Agrupamento 184 de Joane do C.N.E. foi o anfitrião de 500 escuteiros provenientes de 11 agrupamentos que compõe a Patrulha Pica, sendo eles Castelões, Delães, Joane, Mogege, Oliveira Santa Maria, Oliveira S. Mateus, Pedome, Pousada de Saramagos, Riba d’Ave, Ruivães e Vermoim.
A Actividade teve início às 8h30 com a concentração dos 11 agrupamentos na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, onde se fez a exibição de um filme sobre B. P., sobre a Patrulha Pica e sobre o cinquentenário da fundação do escutismo em Joane.
Ainda da parte da manhã, os 500 escuteiros presentes fizeram o Jogo da Vila, percorrendo por agrupamento vários locais da freguesia, procurando responder e cumprir com as tarefas solicitadas no jogo, embelezando a freguesia com toda a alegria e entusiasmo da juventude que caracteriza os escuteiros. A parte final do Jogo da Vila foi executada no Parque da Ribeira onde os esperava jogos e ateliers. Foi nesse local que almoçaram e saíram em desfile animado pela fanfarra dos escuteiros de Joane, agrupando os clarins de outros agrupamentos em direcção à igreja, onde se realizou a eucaristia às 14h30 e o encerramento das comemorações com entrega de lembranças aos presentes.

Os escuteiros presentes ainda foram agraciados com a actuação do Agrupamento 558 de Pedome que cantou “põe-te a mexer”, canção vencedora da X edição do Festival Regional da Canção Escutista - Prémio Monsenhor Américo Ferreira Alves que decorreu no dia 21 em Famalicão.

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial