1959

Finalmente a um e dois de Agosto de mil novecentos e cinquenta e nove, dá-se a Fundação Oficial do Escutismo em Joane, com um Acampamento que teve como gerência alguns elementos do Escutismo de Ronfe, mais propriamente o Chefe Abreu e o Chefe Martins. Foram ainda convidados os seguintes Agrupamentos:
Alcateia n.º.- 66 de Ronfe
Alcateia n.º.- 43 de S. Mateus Oliveira
Alcateia n.º.- 54 de Delães
Alcateia n.º.- 24 de Serzedelo
Grupo n.-118 de Nespereira
Grupo n.-111 de Ronfe
Grupo n.-187 de Riba D’Ave
Grupo n.-78 de Stª. Maria de Airão
Grupo n.-114 de S. Martinho de Candoso
Grupo n.-7 de Bente
Grupo de Vermil - S. Mamede
Grupo de Vermoim
Clã de Ronfe
Clã de Vermil
Clã de Stª. Maria de Airão.

No dia 1 de Agosto de 1959, pelas 13.30 horas, o Acampamento começou a ser instalado com a ajuda do já referido Chefe Martins (Agrupamento de Ronfe), na Devesa Alta (traseiras do Cemitério de Joane). O Jantar surgiu pelas 20.00 horas seguido da Velada de Armas, realizada na Igreja Paroquial de Joane. Mais tarde no Acampamento teve lugar o Fogo de Conselho, dirigido pelo Sr. Padre (agora Monsenhor) Américo Ferreira Alves, Chefe Assistente Regional e pelo Chefe Martins de Ronfe. O Sr. José Faria Machado acendeu o fogo, sendo assistido pelo Chefe Palha (representante da Junta Regional de Braga) e pelo Chefe de Núcleo de Guimarães.
No dia 2 de Agosto do mesmo Ano às 07.30 horas, deu-se o Hasteamento da Bandeira Nacional seguido de uma Oração. Ainda pela manhã realizou-se um jogo de Futebol entre os Agrupamentos presentes. Ao meio-dia uma pausa nas actividades para os elementos presentes poderem almoçar. Pelas 15.00 horas todos os elementos se encaminharam para o lugar de Vila Boa, onde se organizou um desfile com os vários Grupos que tinham acampado e outros que se deslocaram ao local propositadamente. Às 16.00 horas teve lugar a Cerimónia de Promessas dos Primeiros Escuteiros (Chefes e Exploradores), do Grupo N.º. 19 de Joane. A presidir este acto solene tivemos o Rev. Padre Manuel de Sousa e Silva, Rev. Padre Américo Alves e o Chefe Palha, acompanhado dos Padrinhos do Nosso Agrupamento, Sr. Manuel Gomes Pimenta Ribeiro (da Casa de Sub-Carreira) e a D. Beatriz Gomes da Costa e Melo.
Os Primeiros a fazerem a promessa foram os elementos do órgão directivo:
- José Faria Machado - Chefe Grupo
- António Machado Cardoso - Chefe Secretário
- Bento Lopes Fernandes - Chefe Tesoureiro
Perante os Novos Dirigentes fizeram promessa os seguintes elementos:
- Artur Matos Xavier
- Carlos Lima Macieira
- Porfírio de Oliveira
- Armando Pereira Pinto
- Domingos Machado Mendes
- António Xavier Campos Monteiro Azevedo
- Joaquim da Silva Oliveira
- Victor Horácio Matos Oliveira
- Francisco Fernandes Salgado Simões
- Américo Marques Rafael
- José Delfim de Azevedo Martins
- António de Freitas Rodrigues
- Joaquim José Gomes Teixeira de Melo
- Fernando de Azevedo e Sá
- Joaquim Monteiro Machado
- Francisco Machado de Azevedo
- Domingos Fernandes Ferreira Machado
- Augusto José Bairrinho Fernandes
- José Alberto Ferreira Salgado

No final da cerimónia, por volta das 17.30 horas, novo desfile em direcção ao palácio da acção católica acabando na cripta (ainda em construção) da Igreja Nova de Joane, onde foi realizada a Santa Missa Pelo Padre Manuel de S. Silva. Pelas 18.30 os Escutas e quase todo o Povo de Joane, deslocaram-se ao Palácio da Acção Católica, onde teve lugar uma sessão solene de homenagem ao novo Pároco da Freguesia. Para a tomada de posse do novo Pároco estavam presentes, além do Povo e dos Escutas, o Rev. Arcipreste de Famalicão, o Rev. Padre Benjamim Salgado, o Prof. M. Tomás Carneiro, Presidente da Casa do povo de Joane e as Autoridades Locais. No final dos discursos tiveram um acto de variedades realizado pelos Escuteiros, terminando assim a solene homenagem.
Regressados ao monte junto ao Cemitério, os Escuteiros encerraram o Acampamento com a descida da Bandeira Nacional, desmontagem de campo e retirada para a sede.
(continua ...)
PRIMEIRA ACTA COM A NARRAÇÃO
DO PRIMEIRO ACAMPAMENTO DO NOSSO
AGRUPAMENTO.

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial